Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Promoção \ Iniciativas \ Artigo

BRASIL participará do "BREASTFEEDING CHALLENGE" 2008

Por: Fabíloa Cassab - Matrice

DESAFIO AMAMENTAÇÃO

   

   

Global Breastfeeding Challenge 2008!

 

AMAMENTAÇÃO NO PARQUE

 

No próximo dia 11 de outubro haverá um desafio de amamentação em todo mundo. Este desafio acontece desde 2001, promovido pela Quintessence Foundation, quando participaram 856 bebês em 26 países. No ano passado, foram 5.383 bebês em 230 países. Este ano o evento pretende ser ainda maior.

 

O que é esse desafio?

É uma maneira divertida de difundir a amamentação pelo mundo. Neste desafio todos ganham: a criança que é amamentada, os pais por terem uma criança mais saudável e o Estado por garantir que cidadãos se desenvolvam de uma maneira mais saudável.

Quais são os objetivos?

Celebrar a amamentação e demonstrar a promoção, proteção, importância e apoio à amamentação para as mulheres, os bebês e suas famílias. É uma oportunidade para expandir a cultura de amamentação na nossa comunidade, de uma maneira leve e saudável.

A Matrice quer integrar o Brasil nesta lista de países, promovendo este evento no Parque Ibirapuera.

Para mais informações sobre o evento no mundo, acesse o link

http://www.babyfriendly.ca

Para mais informações sobre a Matrice, acesse o link http://www.matrice.wordpress.com

 

 

As 10 razões para amamentar!

Os benefícios do aleitamento materno são tão importantes e conhecidos que quase todas as mães querem amamentar.

Pesquisas mostram que o leite materno é tão fundamental que é o único alimento que um bebê deve ingerir pelos seis primeiros meses de sua vida. Depois desses seis meses, a alimentação da criança deve ser complementada com outros alimentos, devendo-se manter o aleitamento materno por pelo menos 2 anos ou mais.

1.  Proteção precoce. Se toda criança que nascesse no mundo fosse amamentada na primeira hora do seu nascimento, salvaríamos 1 milhão de bebês;

2. Bebês amamentados têm menos históricos de otites, diabetes, pressão alta, alergias e obesidade;

3. Melhor valor nutricional - O leite materno é completo e muda de acordo com a necessidade da criança. O leite materno possui um grande valor nutricional, além de propriedades imunológicas que jamais conseguirão ser reproduzidos pela indústria;

4. O leite materno é seguro: sua temperatura já é a adequada para o bebê. Toda mãe produz a quantidade de leite necessária para o seu bebê;

5. Crianças amamentadas possuem um melhor desenvolvimento escolar, isto é explicado porque umas das propriedades do leite materno são os ácidos gordos essenciais que são responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro humano. O leite de vaca (ou em pó ou in natura) foi concebido para o desenvolvimento do cérebro da vaca!

6. A amamentação é muito importante principalmente no primeiro ano de vida de uma criança, pois é neste período que o bebê estabelece com sua mãe uma relação segura;

7. Melhores condições para a mãe: estudos indicam que as mães que amamentam correm menos riscos de sofrerem diabetes, artrite, osteoporose, câncer de mama e de ovário.  Com a amamentação as mães também perdem peso mais rápido, e têm menos risco de depressão pós-parto;

8. Economia: amamentar é infinitamente mais econômico do que alimentar os bebês por fórmulas;

9.  A mãe que trabalha tem o direito de amamentar. No Brasil, após o parto ela tem de 4 meses a 6 meses de licença (depois da nova aprovação da licença-maternidade);

10. Amamentar é um ato ecológico!

 

Por que este evento deve ser realizado no parque?

Porque amamentar é um ato ecológico e parques são locais naturalmente ecológicos em metrópoles como São Paulo.

 

Por que amamentar é um ato ecológico?

Uma pesquisa feita pela ONG inglesa Baby Milk Action, que é voltada para o combate à alimentação inadequada de crianças explica: “O leite materno é um dos poucos alimentos produzidos e liberados para consumo sem nenhuma poluição, embalagem desnecessária ou desperdício, já que ele é produzido de acordo com a necessidade do bebê”.

Um estudo feito por Andrew Radford, então presidente desta ONG inglesa, explica como alimentar uma criança com fórmulas artificiais desperdiça recursos naturais: “Mamadeiras, bicos e demais acessórios são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone, geralmente reutilizáveis, mas raramente reciclados ao final de sua vida útil.”

Neste mesmo estudo são apontados os seguintes dados:

-    Se todo bebê norte-americano recebesse mamadeira, quase 86.000 toneladas de alumínio seriam usadas nas 550 milhões de latas de leite descartáveis. Se as latas tiverem rótulos de papel, somam-se outras 1230 toneladas de papel às enormes quantidades de papel brilhante usadas na propaganda do produto. Embora algumas latas sejam reutilizadas, grande parte do metal e papel seria jogada fora e raramente reciclada;

-    Em 1987, somente no Paquistão, 4 milhões e meio de mamadeiras foram vendidas. O número de mamadeiras por bebê é bem maior em países industrializados (a maioria dos bebês nos EUA usa pelo menos 6);

-    Seriam necessárias 135 milhões de vacas leiteiras para substituir o leite de mulheres só da Índia. Cada vaca precisa de cerca de 10.000 m2 de pasto, o que significa dedicar 43% da área da Índia à pastagem (uma área equivalente a 6 vezes o tamanho da Grã-Bretanha) para substituir o leite materno;

-    Para se produzir um quilo de leite para bebê, gasta-se no México, 12.5 m2 de floresta tropical;

-    A produção de leite é um modo não-econômico de utilização do solo: 10 acres sustentam 2 pessoas ao se criar gado, 24 pessoas ao se plantar trigo e 61 pessoas ao se plantar soja.

 

“Mais bebês alimentados por mamadeiras significa mais desmatamento, mais erosão, mais poluição (por dioxinas e outros tóxicos), mudanças climáticas e desperdício de recursos.”

Andrew Radford

 

Aqui no Brasil não é diferente. Para a produção de leite artificial promovemos um forte desmatamento, seja para a produção de leite de vaca, seja para a produção de leite de soja, provocando, portanto, um desperdício desnecessário de recursos naturais e aumentando significativamente o aumento do lixo doméstico. Para onde vão nossas mamadeiras de plásticos, bicos de borracha, rótulos das fórmulas artificiais?

A amamentação, diferentemente dos leites artificiais, utiliza fontes de recursos renováveis, e como são produzidos exclusivamente para os bebês, também não há desperdício nesta forma de alimentação. Bebês amamentados têm menos resíduos para excretar, portanto usam menos fraldas e geram menos lixo para o nosso planeta. O leite materno é gratuito, não utiliza recursos naturais do nosso planeta e a sua não-utilização é um desperdício de um recurso valioso.

Queremos agregar esta idéia à ida ao parque: realizar este evento no Ibirapuera é uma idéia altamente ecológica! Além de promover a amamentação, pretendemos também que as famílias freqüentem mais parques ao invés de shoppings e lugares que estimulam o consumo, consolidando assim uma cultura entre as famílias paulistanas de consumo consciente.

 

Para saber mais, consulte:

http://www.ibfan.org.br/documentos/mes/doc4_97.pdf

http://adca.org.br/site/modules/eNoticias/article.php?articleID=211

 

EVENTO

LOCAL: Parque Ibirapuera | Ponto de encontro: marquise

HORÁRIO: 10h00

ATIVIDADE: 10h30 às 10h45 - Baby Yoga

                        10h45 – Organizar a roda de mães

Divulgaremos entre as mães freqüentadoras da Matrice e através da nossa assessoria de imprensa.

 

Sobre a MATRICE

Nos moldes de entidades reconhecidas mundialmente (como La Leche League e Amigas do Peito), a Matrice é uma ONG fundada por mães que apóiam outras mães no aleitamento materno e, para isso, realiza encontros semanais gratuitos e promove alguns eventos públicos, como a Semana Mundial de Amamentação. Acolher a amamentação e tudo ligado a ela (aporte adequado de nutrientes, dependência física e emocional, peso social, familiar e no ambiente de trabalho) e transformar isso tudo em experiências pessoais positivas de crescimento é a força como grupo de apoio.

O objetivo do grupo é tornar real o sonho de toda mãe de amamentar seu filho nem que seja por mais um dia, o sonho do grupo é que todo bebê tenha seu direito garantido de ser amamentado e assim receber um começo de vida melhor.

Desde maio de 2006, as mães da Matrice já atenderam pessoalmente 300 outras mães, realizaram cerca de 200 reuniões e o blog tem em média 200 acessos diários.

As reuniões acontecem todas as sextas-feiras das 13h30 às 15h30 no GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Rua Natingui, 380, sala B, Vila Madalena, em São Paulo); os encontros são gratuitos e abertos a quem quiser participar.

 

Principais eventos que a Matrice participou:

Participação no vídeo “NBCAL: Para fazer a Lei”, (junho de 2007)

SMAM – Semana Mundial de Aleitamento Materno– “Primeira hora, proteção sem demora”, encontro no MASP/SP (agosto de 2007)

FORUM MUNDIAL SOCIAL, Pátio do Colégio do São Luis/SP (janeiro de 2008)

ENAM – Encontro Nacional de Aleitamento Materno, Belém/PA (maio de 2008)

SMAM – Semana Mundial de Aleitamento Materno – realizado em vários locais de São Paulo, para promover o apoio a amamentação (agosto de 2008)
 


Última atualização: 9/6/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
25 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital