Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCriançasCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

\ Mãe Canguru \ Campanhas \ Artigo

Novembro Roxo: mobilização global pela Prematuridade

Por: Prof. Marcus Renato de Carvalho, UFRJ

 /

Novembro Roxo:

mobilização global para a causa da prematuridade

 

O Brasil é o 10º país com mais partos prematuros no mundo, com cerca de 340 mil nascimentos de bebês nessas condições por ano, aponta a OMS

Novembro chegou e com ele o momento de jogar luz em um tema extremamente sensível: a prematuridade. No Brasil, as ações do Novembro Roxo serão conduzidas pela ONG Prematuridade.com, única instituição do país de apoio aos bebês prematuros e suas famílias. Este ano a campanha terá como slogan

“Juntos pelos prematuros, cuidando do futuro”.

Durante todo mês, serão realizadas uma série de atividades com foco em informação, educação e acolhimento. Os trabalhos envolvem e beneficiam as famílias com bebês prematuros, os profissionais de saúde, instituições e parceiros interessados, além de autoridades e personalidades envolvidas de alguma forma com o tema.

Entre as instituições que serão representadas no evento, estão o Ministério da Saúde, a APAE, a AACD, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente. Diante ao cenário de pandemia, evidentemente, boa parte das ações serão realizadas online. 

Segundo a fundadora e Diretora Executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Leão Suguitani, há um trabalho forte de conscientização a fazer junto à sociedade como um todo durante o ano inteiro, mas novembro é uma oportunidade única e especial para evidenciar ainda mais o tema da prematuridade.

“O sonho de ser pai ou mãe envolve inúmeras emoções e expectativas, principalmente o desejo de uma criança saudável. Mas se esse bebê nasce prematuramente, é nosso dever enquanto sociedade garantir que ele receba o atendimento mais adequado e que seja acolhido com muito amor, para que tenha todas as condições para uma rápida e plena recuperação. Novembro Roxo é sobre isso: é sobre acolher a vida e cuidar do futuro”, explica.

COVID-19: maior risco de parto prematuro

Um estudo divulgado pela Folha de São Paulo do dia 4/11/20 do CDC-EUA, relatou que as mulheres com Covid + têm maior chance de parto prematuro. Concluindo que 12,9% dos nascidos vivos entre uma amostra de 3.912 mulheres foram prematuros, em comparação com 10,2% na população em geral.

A incidência de bebês prematuros já é um problema bastante concreto no Brasil e no mundo e é claro que a pandemia tornou esse quadro ainda mais complexo.  Atualmente, o Brasil é o 10º país com mais partos prematuros no mundo, com cerca de 340 mil nascimentos de bebês nessas condições por ano, aponta a OMS.

A lista inclui ainda China, Estados Unidos, Índia e Nigéria, sendo que 60% desses nascimentos ocorrem na África e no Sul da Ásia, o que demonstra o caráter global do problema. Vale destacar ainda que, no mundo, ocorrem 15 milhões de nascimentos nesse perfil, ou seja, um em cada dez bebês nascem prematuros todo ano, sendo que 1 milhão deles morre, consolidando assim a prematuridade como a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos.

E quando a realidade do coronavírus se mistura à realidade da prematuridade, o tema se desdobra em várias problemas. Todos são graves, mas três merecem maior atenção: o isolamento de prematuros na UTI, a evasão de consultas de gestantes e um quadro de pânico e desinformação.

De maneira resumida, um parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas de gestação. São várias as causas que podem levar à prematuridade, mas o principal passo para evitar esse problema é a prevenção. Nesse sentido, o pré-natal é uma das medidas mais eficazes para uma gestação saudável e completa.

Para a fundadora da ONG Prematuridade.com, a apreensão das mulheres grávidas, das mães de prematuros e dos profissionais de saúde quanto à infecção pelo vírus é legítima, mas o efeito colateral de uma decisão extrema, como a de faltar a uma consulta do pré-natal ou restringir a presença dos pais na UTI Neonatal, podem levar a um agravamento contundente de casos e do quadro geral da prematuridade. Não é exagero dizer que pode custar a vida do bebê e da própria mãe, além de quadros de ansiedade, estresse e depressão, comuns na prematuridade e agora mais frequentes durante o período da pandemia.

Mesmo com o distanciamento social, é importante pensarmos estratégias para garantir o vínculo e o melhor desfecho possível para o bebê e para a família. As gestantes precisam realizar o pré-natal. Os prematuros precisam da presença dos pais. Esses pequenos são mais vulneráveis, e podem ficar com diversas sequelas. Precisamos adequar o combate ao coronavírus a essa realidade, ressaltando a importância do acompanhamento da gravidez, da manutenção de consultas dos bebês, de manter a vacinação das crianças em dia e da extrema importância da presença dos pais ao lado do prematuro sempre que possível”, pondera.

Mais informações sobre a relação entre a Covid-19 e a prematuridade podem ser encontradas neste link.

Por que Novembro Roxo?

No dia 17 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, data escolhida pelo significado especial para Jürgen Popp, um dos fundadores da EFCNI (European Foundation for the Care of Newborn Infants). Após a morte de seus trigêmeos prematuros, em dezembro de 2006, ele tornou-se pai de uma filha nascida em 17 de novembro de 2008. Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização de caridade americana para prematuros e recém-nascidos teve uma ideia semelhante e lançou um Dia da Consciência para a Prematuridade, em 17 de novembro, nos EUA.

O roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros. Além disso, o roxo também significa transmutação e mudança, ou seja, a arte de transformar algo em outra forma ou substância, assim como no desenvolvimento de um bebê prematuro.

Alguns eventos do #NovembroRoxo

As transmissões ocorrerão alternadamente nos canais da ONG:

       youtube.com/ongprematuridadecom

       facebook.com/prematuridade

       instagram.com/ongprematuridadecom

08 de novembro - 17h: “I Encontro Nacional dos Voluntários da ONG Prematuridade.com”      

Resumo do evento/Participantes: evento fechado para os mais de 100 voluntários de 20 Estados do país. Um encontro cheio de informações, acolhimento, motivação e amor, fechando o ano de trabalho da ONG com muito carinho.

 

12 de novembro – 20h: “Metodologia Madre Canguru, 41 anos / Método Canguru, 21 anos

Live com o Prof. Marcus Renato de Carvalho – www.40anosdemadrecanguro.com/

 

 

14 de novembro - 17h a 15 de novembro - 17h: “Virada da Prematuridade”

Resumo do evento/Participantes: serão 24h de lives, vídeos, música, entrevistas, aulas (que vão desde Yoga e culinária até dança do ventre para mães e bebês), um conteúdo bem eclético para levar informação, acolhimento e entretenimento às famílias.

17 de novembro: Dia Mundial da Prematuridade

Resumo do evento/Participantes: uma sequência de lives durante todo o dia, sobre as principais temáticas que circundam o tema da prematuridade, com participação de Ministério da Saúde, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Sociedade Brasileira de Pediatria, APAE Brasil, Sociedade Brasileira de Imunizações, Instituto Protegendo Cérebros, a pediatra Dra Ana Escobar, a modelo Isabel Hickmann, mãe do pequeno Francisco e o Tenente Bahia, pai da pequena Sophia.

20 e 21 de novembro: Evento Liga Acadêmica da Prematuridade

Resumo do evento/Participantes: Evento multiprofissional com enfoque no cuidado dos bebês prematuros. Serão trabalhadas as temáticas da gestão a alta, com a participação de profissionais de todo Brasil e do Canadá. No evento, acontecerá ainda o lançamento da Liga ONG Prematuridade.com. Os participantes receberão certificado. Evento gratuito, destinado para estudantes e profissionais de saúde. O evento terá sua abertura no dia 20 às 19h até às 22h e reinicia no sábado às 8h.

28 de novembro: II Ciclo de Palestras para Famílias ONG Prematuridade.com

Resumo do evento/Participantes: evento preparado para pais de bebês prematuros. Trazendo informações sobre os cuidados com seu bebê, família e relacionamento. A programação vai contar com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e muito mais. Totalmente gratuito e todos os inscritos serão certificados.

Prematuridade.com

A Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com – nasceu em 2011 a partir de um blog de experiência de mães e profissionais com a prematuridade e suas consequências. Em pouco tempo, os conteúdos se tornaram cada vez mais relevantes, ganharam espaço e surgiu o desejo de que o assunto fosse debatido com urgência. Em novembro de 2014 foi fundada, por Denise Leão Suguitani, a Prematuridade.com, com sede em Porto Alegre (RS), a única organização a atuar na causa em âmbito nacional.

O trabalho da ONG se baseia em ações dedicadas à prevenção do parto prematuro, à capacidade de educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas ao interesses das famílias de bebês prematuros e dos profissionais que cuidam deles. Atualmente são cerca de 4 mil famílias cadastradas, mais de 100 voluntários em 19 estados brasileiros e um Conselho Científico Interdisciplinar de excelência. O Prof. Marcus Renato de Carvalho da UFRJ é membro do Conselho Científico.

 

Mais informações: https://www.prematuridade.com/


Última atualização: 5/11/2020

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo. Leia nossa Política de Moderação.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade/Cookie/Moderação | Fale Conosco
O nosso portal possui anúncios de terceiros. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade/Cookie.
25 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital