msg aviso
Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite HumanoDireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

ABSURDO: EMPRESA PRETENDE VENDER LEITE HUMANO

Por: Jornal O Dia + Prof. Marcus Renato + outros

Empresa americana comercializará o produto em hospitais
 


Começou a operar nos Estados Unidos nesta semana uma empresa que vai vender leite materno para hospitais para o tratamento de bebês doentes. Segundo a própria companhia, esta é primeira vez que isso é feito no mundo.

Situada nas proximidades de Los Angeles, na Califórnia, a Prolacta Bioscience também quer realizar pesquisas para desenvolver terapias baseadas no leite materno.

Atualmente, a doação de leite materno nos Estados Unidos está confinada a instituições sem fins lucrativos que coletam leite doado para fornecê-lo a crianças doentes e nascidas prematuramente cujas mães têm dificuldade em amamentar.

Com minerais, enzimas digestivas e anticorpos, o leite materno é tido como muito importante para manter o desenvolvimento do bebê.

A Prolacta pretende adquirir leite de bancos independentes de doação e hospitais dos Estados Unidos, pasteurizá-lo e revendê-lo a instituições hospitalares para tratar bebês nascidos abaixo do peso ideal.

O leite também seria fornecido a crianças com defeitos no coração, que precisam de cirurgia e apresentam risco de infecção, e crianças sob tratamento quimioterápico.

“Até onde sabemos, este seria o primeiro serviço desse tipo em todo o mundo”, disse a presidente da Prolacta, Elena Medo.

Para críticos da iniciativa, o negócio poderá levar mães a vender seu leite em detrimento das necessidades de seus próprios filhos.

NO BRASIL O COMÉRCIO DE LEITE HUMANO É PROIBIDO
 
Uma portaria do Ministério da Saúde - Portaria nº 322 de maio de 1988, que regula a instalação e o funcionamento de Bancos de Leite Humano, cuja consulta publica para revisão foi encerrada em julho, mantém a proibição da comercialização de leite materno.
 
 
Comentário:

Horrível !!! Uma situação dessa só pode acontecer mesmo nos Estados Unidos, um lugar em que o Estado é quase omisso na proteção e promoção do aleitamento materno. O leite materno vai virar mercadoria, provavelmente mães com baixas condições financeiras irão vender o seu leite em detrimento da alimentação dos seus filhos. E quem terá acesso a esse alimento? Só quem tem condições de pagar?!? Uma notícia muito triste, mas completamente previsível vindo do local que veio...

Viva os Bancos de Leite brasileiros!!!!

Renata de Araujo Ferreira, Nutricionista, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, GPROP/DIFRA/ANVISA


Publicado em: 21/1/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade | Fale Conosco
18 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital