msg aviso
Aleitamento.com
AmamentaçãoMãe CangurúCuidado PaternoHumanização do PartoBancos de Leite Humano Espiritualidade & Saúde DireitosProteçãoPromoçãoILCA / IBCLCConteúdo ExclusivoTV AleitamentoGaleria AMNotíciasEventosSites e BlogsLivrariaCampanhas
 
Faça seu login e utilize ferramentas exclusivas. Se esqueceu a senha, acesse o "cadastre-se" e preencha com seu e-mail.

Publicação: CRIANÇAS AMAMENTADAS poderão viver 100 anos!

Por: Marcus Renato de Carvalho

CRIANÇAS AMAMENTADAS poderão VIVER 100 ANOS

 

 

                      Não é mais novidade que a amamentação exclusiva tem enorme efeito protetor contra doenças infecciosas prevenindo a morbi mortalidade infantil. Estudos científicos mais recentes apontam também para o impacto na redução das alergias e das doenças crônicas não transmissíveis, inclusive na vida adulta.

 

Vivemos uma mudança na ênfase na monitorização do crescimento infantil que até poucos anos atrás se baseava principalmente no ganho de peso. Hoje, além da preocupação em alcançar requerimentos nutricionais e prevenir deficiências específicas, pensamos nos efeitos biológicos potenciais da nutrição na saúde deste futuro adulto.

 

Nos inícios dos anos 80 as campanhas de promoção do aleitamento materno eram dirigidas as populações de baixa renda para interromper o ciclo de infecções freqüentes, desnutrição, mortalidade... Atualmente afirmamos que a amamentação é a melhor opção para garantir uma maior longevidade humana com qualidade de vida em todas as classes sociais.

 

Profissionais de saúde devem sempre se manter atualizados para promover (incentivar), proteger (defender) e apoiar (dar suporte) a amamentação não apenas no atendimento clínico à nova família, mas também em maternidades, na rede básica, na formação universitária e na sociedade.

 

...

 

CONCLUINDO

 

Mais pesquisas são necessárias, contudo, já há muitas evidências do potencial efeito da amamentação exclusiva na prevenção das doenças crônico-degenerativas do adulto.

 

Como Hipócrates, pai da Medicina, já afirmava: faça do alimento o seu medicamento.

 

Com base em investigações científicas em andamento, muito em breve, afirmaremos com todas as letras, que a criança amamentada poderá viver até os 100 anos de idade com qualidade de vida – esse é o paradigma da nova Puericultura.

 

Com base em nos resultados de estudos já realizados, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, que a alimentação saudável é imprescindível para a saúde humana e esta começa com o aleitamento materno exclusivamente oferecido até os 6 meses de idade e complementado até os 2 anos ou mais como recomenda a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde.

 

 

 

“O lactente não amamentado de uma milionária é menos

saudável que o bebê exclusivamente amamentado de uma mãe que pertence ao grupo social mais pobre.”

 

Professor J. Stewart Forsyth, Ninewells Hospital and Medical School,

Dundee, Escócia, Reino Unido, 2006.

 

 

 

A Johnson’s baby irá distribuir dezenas de milhares desta publicação com 7 páginas, 26 referências bibliográficas e lindas ilustrações para profissionais de saúde em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

A Empresa J&J não fabrica ou comercializa mamadeiras, chupetas, intermediários de silicone ou qualquer produto que prejudique a amamentação em nenhum país da América Latina.

A publicação deste artigo não revela “conflito de interesses”.

Clique aqui e leia a carta compromisso da empresa.

 

 

Marcus Renato de Carvalho

CRM 39677-0

Pediatra. Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Especialista em Amamentação pelo IBLCE –

International Board of Lactation Consultant Examiners.

Editor do www.aleitamento.com

 

 

Dê um download (baixe aqui) a publicação na íntegra, em pdf e divulgue

 

Arquivos para download:
Donwload 1


Publicado em: 2/2/2011

 

Curtir

Comentários


Essa é uma área colaborativa, por isso, não nos responsabilizamos pelo conteúdo.
Caso ocorra alguma irregularidade, mande-nos uma mensagem.

 

Depoimentos

Gostou do site? Ele te auxiliou em algum momento? Deixe seu depoimento, assine nosso livro de visitas! Clique aqui.

Quem Somos | Serviços | Como Apoiar | Parceiros | Cadastre-se | Política de Privacidade | Fale Conosco
18 Ano no ar ! On-line desde de 31 de julho de 1996 - Desenvolvido por FW2 Agência Digital